Uma das coisas mais importantes para você que quer sair da situação de devedor e começar no mundo dos investimentos é você ter um diagnóstico de como está sua vida financeira.

Dessa forma, fizemos um passo a passo sobre como iniciar um planejamento financeiro e como criar pequenas metas para lhe proporcionar a liberdade financeira.

Planejamento financeiro: o que é e qual sua importância?

O planejamento financeiro é você anotar toda a sua situação e metas financeiras, seja a curto, médio e longo prazo, para que possa desenvolver estratégias com o seu dinheiro e atingir suas metas.

Isso inclui a soma de todas as suas contas e dívidas, para que possa ter um melhor planejamento de como vai pagar, quanto vai sobrar e o que vai fazer com esse dinheiro.

Essa é uma das melhores estratégias para quem está pensando em iniciar uma liberdade financeira ou quer começar no mundo dos investimentos.

Os Fundamentos dos Planos Financeiros

#1- Veja seus ativos e passivos

Para descobrir seu patrimônio líquido atual, liste todos os itens a seguir:

  • Ativos: liste todas suas fontes de renda, ou seja, o valor que você recebe no mês, semestral ou anual. Com isso, busque identificar a melhor forma de utilizar este valor para abater as suas dívidas;
  • Passivos: dívidas de cartão de crédito, financiamento da casa, aluguel, dívidas em boletos, faculdade e entre outros. Liste cada real de dívida que você possui.

Agora, calcule em quanto tempo você seria capaz de, utilizando este valor de ativos, pagar os passivos, por exemplo:

  • Ativo: R$ 3.000,00 mensais
  • Passivos: R$ 15.000,00 mensais

Ou seja, podemos ver que levaria no mínimo 5 meses para quitar essa dívida, então, este é o tempo que você viveria só para pagar essa conta.

E esse é um dos maiores erros das pessoas que não tem um planejamento financeiro, acabam gastando mais do que recebem e ficam meses/anos para quitar todas as suas dívidas.

A melhor forma de minimizar isso é: você tentar aumentar sua renda e até não terminar de quitá-las e não fazer novas dívidas.

Feito isso, você já pode dar início ao seu planejamento financeiro e começar a administrar o seu dinheiro da melhor maneira possível.

#2- Veja para onde está indo o seu dinheiro

Um passo inicial é você anotar CADA REAL que gastou, isso pode ser feito no celular, num bloco de notas ou no próprio computador.

Documente a entrada e saída do seu dinheiro, assim você poderá ver de forma clara aonde você está investindo e talvez até mesmo repensar alguns destes gastos.

Uma boa forma de iniciar isso é olhando o extrato da sua conta, veja onde você gastou o dinheiro e se aquilo era mesmo algo necessário a ser feito.

Se conseguir diminuir um pouco desse consumo, poderá economizar bastante, e com esse valor até mesmo criar uma reserva de emergência.

Comece anotando as suas despesas, como por exemplo:

  • Aluguel;
  • Uber;
  • Alimentação;
  • Contas de luz, água e telefone;
  • Gasolina/carro;
  • Lazer;
  • E entre outros.

Faça isso por no mínimo 6 meses, depois, pegue esse valor e divida por aquele tanto de mês. Assim você saberá quanto gasta com cada coisa, talvez isso o ajude a repensar algumas dessas despesas.

Uma boa forma também é você buscar aumentar sua renda, seja dando início a algum investimento, fazendo hora extra no trabalho ou até mesmo criar o seu próprio negócio.

→ SAIBA AQUI O QUE FAZER COM O SEU DINHEIRO: INVESTIR OU ECONOMIZAR?

#3- Liste suas prioridades

Saiba o porquê você está fazendo isso. Ter esse controle financeiro é chato, isso é verdade, então saiba exatamente o porquê você está fazendo isso.

Pode ser para comprar uma casa maior, abrir uma empresa, aposentar-se a tempo ou coisas do tipo, mas saiba o porquê você está começando.

Os principais elementos de um plano financeiro pode ser você conseguir uma aposentadoria bem mais cedo, investir no longo prazo, viajar, ou criar a sua liberdade financeira.

O que buscar ao fazer um planejamento financeiro?

Os planos financeiros não têm um modelo definido, cabendo a você escolher quais são suas metas e sonhos a curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, a aposentadoria, sempre pense em algo a longo prazo, quanto mais cedo iniciar, menos vai precisar investir.

Faça um calculo de todas as possibilidades, pois infelizmente, coisas ruins acontecem a todos.

Por isso é sempre bom se prevenir, principalmente se tiver filhos, por exemplo, busque fazer um plano de saúde, desenvolver uma reserva de emergência, esteja preparado para qualquer situação.

Portanto, ao conseguir sair das dívidas, comece a pensar em um investimento a longo prazo e tente nunca mais voltar a fazer contas.

Ou seja, com investimento a longo prazo, o seu dinheiro irá render mais e estará mais preparado para situações de riscos. Tente investir em ativos, como: renda fixa, fundos imobiliários e entre outros.

Qual é o maior objetivo de um planejamento financeiro?

Basicamente é te preparar para o futuro, minimizando suas dividas e maximizando os seus ganhos.

Você pode usar deste valor para viajar, iniciar um empreendimento ou investir mais ainda para fazer sua renda aumentar. Porém, com o mínimo de dívidas possível.

Com o planejamento financeiro, fica mais fácil de evitar dívidas, pois entenderá todo o seu dinheiro e poderá evitar de fazer contas.

→ DICAS QUE NINGUÉM CONTA PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO A INVESTIR

Concluindo

Embora o planejamento financeiro sozinho não resolva os seus problemas, ele é um mapa para a resolução deles.

Com ele você saberá o valor que entra e o valor que gasta, talvez isso o ajude a observar isso de uma outra forma.

Esses passos são essenciais para serem feitos e dar início ao seu planejamento financeiro.

Pois de nada adianta você ter um lucro de 5% em uma ação se o valor da suas dívidas aumentar em até 20% ao mês com os juros. Tudo isso você saberá ao fazer seu planejamento de forma clara.

→ SAIBA COMO TER A SUA LIBERDADE FINANCEIRA