Citaremos desde conselhos do Elon Musk, Bill Gates, até mesmo do maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett.

Eles são algumas das pessoas mais ricas do mundo e deixaram conselhos ao longo de entrevistas em diferentes meios financeiros.

Gerenciar com sucesso as finanças pessoais, especialmente em tempos de crises e com a inflação subindo, nunca é totalmente fácil.

Adquirir as habilidades necessárias para cuidar do seu dinheiro leva tempo e uma boa opção é ouvir os especialistas.

Não deixe dinheiro no banco: invista – Bill Gates

Bill Gates é uma das maiores referências que todos aqueles que querem aprender sobre finanças devem seguir.

O fundador da Microsoft possui uma fortuna de US$ 129 bilhões, e sua faceta de filantropo também é bem conhecida. Seus conselhos também são muito ouvidos e levados em consideração.

A estratégia de Gates, como a de outros milionários, consiste em movimentar o dinheiro, ou seja, não deixá-lo parado no banco.

Bill Gates explica em entrevista à Bloomberg (2019): “Não estamos em uma postura defensiva onde temos a maior parte em dinheiro, ou algo assim. A estratégia que tenho usado em investimentos é ultrapassar 60% em ações.”

Claro, hoje pode ser impossível você aplicar todo esse valor em ações, porém, recomendamos que você conheça sobre formas mais seguras de investimentos: renda fixa, fundos imobiliários, etc.

Hoje isso se tornou tão acessível que grandes bancos já possuem inclusive essas opções de investimento, como o Nubank (Nu Invest), o banco Inter (Inter Invest) e outras grandes corretoras.

Se exponha ao risco: quanto maior o risco, maior poderá ser o retorno – Elon Musk

Uma das pessoas mais famosas no mundo hoje, é sem dúvidas Elon Musk, CEO da Tesla. O bilionário é também fundador da SpaceX.

Em uma entrevista ele falou sobre a importância de ter aceitado arriscar e colocar o seu dinheiro em jogo para conseguir alcançar coisas ainda mais altas.

Explica Elon Musk em entrevista à Esquire:“Use seu dinheiro para criar mais dinheiro, arrisque investimentos e não tenha medo de executar uma jogada que pode parecer imprudente.

Eu poderia ficar com o dinheiro, mas aí as empresas definitivamente morrerão, ou investirão o que me resta e talvez haja uma oportunidade.”

Para quem não sabe, houve um período de sua trajetória em que ele perdeu a metade de sua fortuna e conseguiu subir graças a investimentos bem-sucedidos, um deles foi a Tesla.

Durante os primeiros anos ela só deu prejuízo, hoje é uma das maiores empresas automobilística do mundo.

Se você deseja iniciar nesse tipo de investimento, saiba que ele é o tão falado mercado de renda variável. Com ele você tem ganhos ilimitados, porém, caso perca, poderá ter uma perda enorme também.

Ele é indicado para pessoas com um maior conhecimento dentro do mercado financeiro.

Adapte-se às mudanças rapidamente – Maria Maccecchini

O mundo das finanças está em constante mudança e evolução. Anos atrás ninguém sabia sobre criptomoedas, e hoje há pessoas que ficaram ricas graças a saber como avançar e usá-las.

“Se você não é capaz de se adaptar a mudanças rápidas, uma carreira empresarial pode não ser a certa para você”, defende Maria Maccecchini, empresária do setor farmacêutico e fundadora da QR Pharma.

Se você não está ciente das mudanças no mercado ou das oportunidades que surgem, é muito provável você perder mais o seu dinheiro.

Não invista em algo que não conhece – Warren Buffett

Embora os economistas recomendem movimentar dinheiro e correr riscos, é sempre aconselhável investir em ativos ou mercados conhecidos.

Caso você seja alguém que estudou sobre um tema como tecnologia, por exemplo, a melhor forma de você investir é sobre esse tema que você conhece.

Então, busque empresas que são voltadas a essa área que você já domina, e não sobre um tema da moda que você não entende, automobilismo, por exemplo.

Warren Buffett: “O risco vem de não saber o que se está fazendo.”

Aprender a ser discreto nos seus negócios – Amancio Ortega

Ter dinheiro ou finanças saudáveis ​​não é desculpa para você se tornar uma pessoa muito arrogante, e muito menos deve se traduzir em um comportamento que sempre busca atrair a atenção dos outros.

Amancio Ortega, o bilionário espanhol que continua morando em um apartamento em La Coruña.

Uma coisa em comum entre os bilionários, é que eles não vivem uma ostentação exagerada. Amancio diz que a discrição é uma grande qualidade de quem cuida de suas finanças.

Por isso o fundador da Inditex aconselha: “Tem que ser discreto. A abundância de informação para o exterior gera fissuras.”

Nunca pague o mínimo do cartão e evite ao máximo refinanciar – Mark Cuban

Mark Cuban é um empresário americano e dono do Dallas Mavericks da NBA. Ele diz:

“O financiamento ou parcelamento do cartão de crédito é o pior investimento que você pode fazer.

Descobri que o dinheiro que economizei em juros por não ter dívidas é melhor do que qualquer ganho que eu possa obter investindo no mercado de ações.

Achei que ele seria algo ótimo, até que percebi que não era. Eu deveria ter pago meus cartões a cada 30 dias.”

Quando você cai no juro rotativo do cartão, NENHUM investimento é capaz de ter um rendimento maior do que esse valor que você pagará em juros. Então, evite ao máximo cair no juros rotativo.

Não gaste tudo para viver uma vida de luxo – Grant Cardone

Muitas pessoas querem ficar ricas para comprar todo tipo de capricho ou acumular produtos caros.

Esta prática não é muito aconselhável, na verdade muitos milionários fogem dela, como acontece com Grant Cardone, um dos mais famosos autores de livros sobre finanças e comportamento.

Grant explica: “Não comprei meu primeiro relógio ou carro de luxo até que meus negócios e investimentos produzissem vários fluxos de renda seguros.

Eu ainda dirigia um Toyota Camry quando me tornei milionário. Seja conhecido por sua ética de trabalho, não pelas bugigangas que você compra.”

Uma das formas que ele recomenda que você faça isso, é você iniciar uma segunda fonte de renda e alcançando uma liberdade financeira o mais cedo possível.

Não gastar é tão importante quanto ganhar – T. Boone

Todos sabemos que economizar dinheiro pode gerar uma renda extra tão significativa na economia pessoal quanto ganhar um bom salário.

Uma forma de você ter mais dinheiro sem necessariamente ganhar mais é: economizar.

Reduzir compras desnecessárias e economizar uma quantia significativa de dinheiro a cada mês são boas dicas para suas finanças.

T. Boone Pickens confessa: “As pessoas sempre se surpreendem que eu não tenha um armário cheio de ternos. Eu compro 3 a cada 5 ou mais anos e só tenho 10 no total. É tudo o que preciso.”

Como diz o magnata americano do petróleo, gerenciar o valor que você gasta é tão importante quanto ganhar mais.

Pense na sua aposentadoria – John Crossman

Começar a poupar para a sua aposentadoria deve ser um objetivo a ser considerado muito antes de você atingir a idade da aposentadoria.

John Crossman, proprietário da empresa imobiliária Crossman & Co. disse em uma entrevista à BBC: “Quanto mais jovem você começar a pensar na sua velhice, melhor. Mesmo que seja o mínimo, comece agora.”

A aposentadoria que as pessoas vão receber do governo pode ser muito pequena em comparação com os salários que obtiveram ao longo de sua carreira.

Por isso, é muito importante ter um bom valor que proteja de imprevistos e permitir-lhe viver confortavelmente na velhice e tentar não depender dos valores vindos do governo, pois com essa crise, ele pode até mesmo não vir.

O primeiro passo é você construir uma reserva de emergência e começar a planejar o seu orçamento para que sempre invista uma pequena parte na sua aposentadoria.

Fuja das dívidas – Stacy Johnson

Stacy Johnson trabalhou por várias décadas para diferentes empresas de Wall Street, ele diz:

“Pagar dinheiro para usar temporariamente o dinheiro de outras pessoas deixa você mais pobre. Cobrar dinheiro para permitir que outras pessoas usem o seu temporariamente o torna mais rico.”

Ele explica ainda que pedir empréstimos não é mau se forem necessários para sobreviver, embora aconselhe evitá-los sempre que possível. Quanto menos dívida você acumular, melhor para sua saúde financeira.

Reconheça os erros e aprenda com eles – Georges Soros

Mesmo as pessoas bem-sucedidas nos negócios passaram por maus momentos; os ricos também podem perder dinheiro. O importante é aprender com eles para que eles os ajudem a crescer.

Disse Georges Soros: “Sou rico porque reconheço que quando estou errado, basicamente sobrevive graças a admitir meus erros.

Ele é o presidente da Soros Fund Management e um dos investidores e um dos homens mais conhecidos e ricos do planeta.

Conclusão

Como vimos, todos os grandes bilionários e pessoas ricas que foram citados dizem da importância de se pensar a longo prazo e manter a calma em momentos de crise.

Sabemos que esse ano de 2022 pode ser considerado uma dessas crises em que por causa até mesmo do confronto Rússia X Ucrânia, existe uma tensão enorme entre todos.

Você no longo prazo de investimento poderá ter um retorno que nem é capaz de mensurar.

Não desista de buscar a sua liberdade financeira e veja os outros artigos em que ensinamos como você pode reduzir suas dívidas, iniciar nos investimentos e até mesmo como se preparar para a aposentadoria.