Carregando...

0

Um dos métodos mais recomendados para o aumento da segurança e estabilidade de uma carteira de investimentos, é a diversificação.

Se você ainda está iniciando no mundo dos investimentos, ou está pretendendo entrar, saiba que ela é essencial para a sua construção de uma boa carteira de investimentos.

Qualquer investidor tem inúmeras opções para planejamento de curto ou longo prazo e para equilibrar risco com recompensa.

Quais são os principais pontos do investimento?

Um dos principais pontos é o que você espera para o futuro em relação a aqueles investimentos, sendo eles de curto, médio e a longo prazo.

Por exemplo, existe a opção do Day Trade (negociação do dia), ela consiste em você comprar uma ação hoje e vender em poucas horas. Ou seja, é de curtíssimo prazo.

Existe também a opção de comprar um tesouro direto que poderá levar 5, 10, 25 anos para ser finalizado.

Sendo assim, existe todo o espaço para você poder investir. E é aí que entra a diversificação.

À medida que você faz planos para o seu futuro, como você investe e constrói riqueza é uma peça-chave para o seu investimento dar certo.

→ VEJA COMO INVESTIR COM A QUEDA DO DÓLAR

Qual estratégia usar?

Existem milhares de maneiras de chegar a um bom lugar financeiramente, mas uma estratégia particularmente confiável é: sempre diversificar os seus investimentos.

Por mais que aquela ação possa te dar um resultado excelente, é sempre possível que ocorra algo que faça o preço delas caírem de uma hora para a outra.

Por isso, quando você diversifica, estará diminuindo a chance de ter problemas com a queda de preço.

Recomendamos também que você conheça o conceito de gerenciar finanças, pois o gerenciamento financeiro é um jogo de soma zero.

Mas, por que a soma zero? Você sempre colocará o dinheiro em algum lugar. Pode ser que você gaste com festas, invista ou compre alguma coisa, mas ele sempre é alocado em algum lugar.

Então, nada melhor do que você buscar expandir suas opções de locais para deixar parte deste dinheiro. Veja as opções:

  • CDB;
  • Tesouro Direto;
  • Fundo Imobiliário;
  • LCI e LCA;
  • Letra de Câmbio;
  • Fundo de Renda Fixa;
  • Fundo Multimercado;
  • Debêntures;
  • E entre outros.

Sendo assim, dividir o valor investido dentro do seu portfólio de investimentos é fundamentalmente uma estratégia de gerenciamento de risco para seu dinheiro.

Conheça investimentos a curto, médio e longo prazo

Para cada história que você ouve sobre alguém ficando rico rapidamente com criptomoedas ou abrindo um condomínio em um bairro promissor para ganhos maciços, existem outras 1000 histórias que têm o resultado oposto.

Os investimentos de curto prazo em uma única mercadoria ou ação, são de alto risco, coisas como o Day Trade. Ou seja, não são recomendadas para pessoas que estão iniciando.

Por isso, no mundo dos investimentos é necessário andar no caminho certo, para que não haja nenhuma quebra financeira. É por esse motivo que recomendamos para iniciantes investimentos de médio-longo prazo.

Espalhe seu portfólio de ações em vários setores, pague seu financiamento se você possui sua residência principal e contribua para seus fundos de aposentadoria, de preferência um fundo privado.

Coisas assim começam a minimizar o risco de você quebrar por estar vinculado a apenas um investimento. Como o que ocorreu em 2008 no setor imobiliário americano.

Pessoas que apostaram tudo no mercado imobiliário enfrentam grande dificuldade após a recessão. Isso é uma das coisas que você está diversificado minimizando.

Diversifique os investimentos além do dinheiro

Existem diferentes ativos nos quais você pode investir, não fique preso apenas nas opções convencionais.

É sempre bom ir diversificando os investimentos em coisas que às vezes não envolvem necessariamente algo financeiro.

Existe também uma grande variedade de coisas onde você investir e que te renderão os melhores juros. Não é necessário só investir em moeda, ações, títulos, imóveis, commodities ou algo do tipo.

O melhor investimento é você investir em si mesmo por meio de educação, desenvolvimento pessoal e uma busca por melhora profissional.

→ CONHEÇA O INVESTIMENTO EM RENDA FIXA

Coloque sua aposentadoria em primeiro lugar

O planejamento para a aposentadoria deve estar no topo da sua lista de prioridades de investimento.

Esteja preparado para possíveis empecilhos. Como falamos: diversifique a renda, inicie o pagamento de um seguro de vida e plano de aposentadoria, tenha um orçamento bem planejado.

A a diversificação de investimentos ajudará a evitar que seu portfólio sofra um grande impacto quando ocorrerem interrupções e perdas em uma área, porque você também será investido em outra.

Seu plano de investimento de longo prazo deve ser estruturado na realidade de que nem todos os seus investimentos vão dar certo imediatamente, e alguns podem não dar certo.

Então você vai querer compensar as perdas por meio de outras oportunidades.

Adquira uma apólice de seguro de vida que cresça o valor em dinheiro ao longo do tempo, para proteger sua família durante os anos de trabalho até o momento da aposentadoria.

Esteja sempre disposto a pedir ajuda

Ao considerar como diversificar os investimentos, precisará de uma boa ajuda financeira e orientação. Além disso, você pode aprender de forma gratuita através de artigos, vídeos no youtube, livros e entre outros.

Também é possível contratar um especialista para tirar as dúvidas ou te ensinar sobre como tentar prever ciclos de mercado ou como identificar as melhores FII, as melhores rendas fixas para aquele momento.

Existem inúmeros profissionais que se especializam em finanças pessoais e podem fornecer as ferramentas necessárias para tomar decisões mais acertadas em relação a investimentos.

Se você está planejando a aposentadoria e deseja saber mais sobre soluções de seguro de vida, entre em contato com um profissional financeiro e converse sobre seus objetivos e crie uma estratégia de proteção que se alinhe à sua situação única.

Conclusão

Como vimos, existem várias formas de você dividir seus investimentos, e quanto mais você fizer isso, mais seguro você estará contra oscilações de mercado.

Nada é tão certo quanto o investimento em conhecimento. Você pode comprar uma consultoria ou um curso de R$ 1.000,00 e ali você poderá encontrar algo que te fará dobrar, ou até mesmo triplicar seus rendimentos a médio prazo.

Por mais que nada possa ser totalmente garantido no mercado de ações e investimento, diversificar entre ações, moedas, seguro de vida, renda fixa e entre outros, é sempre a melhor opção para você crescer a longo prazo.

→ CONHEÇA TAMBÉM O QUE É TAXA SELIC E COMO ELA PODE AFETAR SUAS FINANÇAS