Buscando a sua recomendação...

Para podermos escolher a melhor opção, devemos voltar um pouco e olhar para o que queremos fazer com esse dinheiro no futuro.

Sendo assim, o primeiro passo é conhecer sobre os três níveis de tempo para as finanças.

  • Curto prazo: a ser alcançado nos próximos 12 meses;
  • Médio prazo: a serem alcançados de dois a cinco anos;
  • Longo prazo: para projetos de longo prazo, principalmente a sua aposentadoria.

Quando você é capaz de caracterizar seus objetivos nesses 3 grupos, tudo fica mais claro e você saberá se está se afastando ou se aproximando das suas metas.

Sendo assim, a escolha entre economizar ou investir deve ficar muito mais clara de acordo com o plano que você tem para aquele dinheiro, ou seja, a combinação das duas opções. Entenda!

→ VEJA AQUI O PASSO A PASSO PARA SE TORNAR UM INVESTIDOR DE SUCESSO

O que é economizar?

Quando você economiza, o que você está fazendo é reservando um pouco daquele dinheiro para usar lá na frente.

Existem várias formas de economizar e juntar esse dinheiro, pode ser de forma regular: mês a mês, ou de forma única: todo o valor de uma venda de imóveis, por exemplo.

Quando você economiza por um longo período, você tem acesso ao valor e também ao juros compostos. Ou seja, quanto mais tempo economizar, mais você ganhará.

Uma das características da economia é que ela é de fácil acesso. O valor dela deve ser algo que pode ser tirado de forma rápida.

Sendo assim, nesse tipo de investimento, é bom que ele possa ser sacado em D-1. Ou seja, em menos de 1 dia.

Além dessa liquidez (saque rápido), o maior benefício de economizar é a segurança do investimento. É muito raro que aconteça algo que abale esse tipo de investimento.

A poupança possui risco?

Pouco, mas sim. As taxas de juros são baixas há anos, então o retorno que você obterá do seu dinheiro será muito baixo.

Não é possível que um investimento seja ao mesmo tempo seguro e te proporcione um alto valor de volta. A poupança é segura pela sua estabilidade.

O que pode impedir que ela seja um excelente negócio é a inflação. Ou seja, a perda do valor daquela nota.

R$ 50,00 reais em 2010 valem menos do que hoje, embora seja a mesma nota. Isso é a inflação de forma simplificada.

O que é investir?

Investir pode ser visto como uma forma de reservar dinheiro para o futuro, porém, aqui é recomendado a médio-longo prazo.

Sabemos que existem centenas de formas diferentes de investir e grande parte envolve cobranças ou taxas.

Os mais conhecidos são as ações, ou seja, você compra uma pequena parte de uma empresa ou fundos, como o FII (fundo imobiliário).

Quando você investe, você está colocando seu dinheiro em algo que acredita que aumentará de valor ao longo do tempo.

Você está se expondo a um tipo diferente de risco da poupança – exposição aos mercados – porém, embora você tenha menos segurança, seus investimentos podem alavancar muito mais do que na poupança.

É por isso que indicamos que você invista por 5 anos ou mais. Ao planejar investir, você está abrindo mão de ter acesso ao seu dinheiro agora, pois as ações poderiam se desvalorizar até voltar a subir.

Por estes motivos existem pessoas com um perfil mais conservador que investem em rendas fixas, pois os valores de ganhos já são pré-fixados antes.

Por que correr risco e não só deixar na poupança?

Nem todo risco de investimento oferece os mesmos riscos, ou os mesmos ganhos.

Quando você escolhe estudar sobre investimentos e aplicar parte de sua renda, você poderá ter um retorno a médio-longo prazo, que é impensável, como a poupança.

Existe algo chamado de Tripé Financeiro, que significa: liquidez, risco e rentabilidade. É impossível que um investimento tenha os 3, mas geralmente, tem apenas 2.

A poupança tem uma liquidez (saque) boa, baixo risco, mas rende pouco.

No mercado de investimentos, você poderá encontrar coisas com uma liquidez baixa e uma rentabilidade alta. Ou seja, é difícil você sacar antes do acordado, mas o rendimento será alto.

Se você pensa no longo prazo, investir será perfeito para você começar a pensar em coisas, como por exemplo, na aposentadoria.

→ VEJA COMO COMEÇAR A INVESTIR O SEU DINHEIRO

Qual é a certa para você?

A melhor opção é utilizar ambas. Primeiro você quita as suas dívidas, e então, poderá dar início a uma reserva de emergência, que pode ser feita na poupança. E depois dê início aos seus investimentos.

O passo inicial é descobrir quanto você pode guardar a cada mês. Analise o seu orçamento e veja as coisas que você está gastando e o quanto está sobrando.

Quantos reais você pode investir por mês?

Quando você tem um número em mente, você pode se programar melhor. Alguns especialistas falam que deve se pagar primeiro, ou seja, se você fala que quer guardar R$ 400,00 por mês, essa será a sua primeira dívida mensal.

Também é importante dividir o seu dinheiro para alguns lazeres que deseja realizar, por exemplo: viagens, comprar algum objetivo, realizar alguma atividade e entre outros.

O melhor exemplo a ser seguido é:

  • Crie um fundo de emergência rápido;
  • Guarde no mínimo algo entre ½ a 1 salário mensal seu;
  • Crie um fundo para realizar os seus desejos e lazares.

Veja alguns exemplos de investimento abaixo!

⇒ Médio prazo – Próximos 5 anos

Se você deseja comprar uma casa ou algum bem mais caro, pode investir em opções em que o pagamento sairá próximo a essas datas. Tesouro direto pode ser uma excelente opção.

⇒ Médio-Longo Prazo – 5 a 10 anos

Aqui você começará a ver a importância do efeito bola de neve. Entre 5-10 anos, os seus investimentos começam a poder comprar novas ações com o valor do rendimento.

⇒ Longo Prazo – 10 anos

Quando você investe, principalmente em opções que rendem mais que a inflação, com o passar dos anos, o valor vai subindo num nível muito mais rápido.

Se você investir um valor bom durante um longo período, é possível que o valor dos seus rendimentos comece a superar o valor dos seus gastos mensais.

Ou seja, você receberá um “aluguel” mensal dos seus investimentos. É essa a tão falada “viver de renda”, tudo isso por causa dos juros compostos e do efeito bola de neve.

→ MELHORES DICAS PARA INVESTIDORES INICIANTES