A renda passiva, nada mais é do que o dinheiro que é gerado a partir de investimentos ou atividades paralelas ao seu emprego.

Uma das melhores formas de pensar para o longo prazo, é criar um fluxo constante de caixa financeiro, tudo isso, sem a necessidade que você trabalhe enquanto aquele valor extra será criado.

Qual a diferença entra renda passiva e ativa?

A renda ativa é aquele valor que você ganha enquanto tem um trabalho que pode ser convencional, ou seja, aquele que você trabalha das 08:00 às 17:00, por exemplo.

Já a renda passiva é aquele fluxo extra de renda, ele entra mesmo sem você precisar fazer nada, e geralmente, sem a necessidade de um investimento secundário.

A forma mais comuns de você criar uma renda passiva é investindo em produtos relacionados a finanças, como por exemplo: fundos imobiliários, ações, renda fixa e entre outras formas de empreendimentos financeiros.

Mas não é só isso, existem também algumas outras formas de você fazer dinheiro de forma passiva, mesmo sem precisar investir. Acompanhe!

Ações que possuam dividendos

Uma das melhores formas de alcançar um fluxo de renda extra, é buscar investir no mercado de ações com dividendos.

Dessa forma, você receberá uma espécie de “aluguel” por cada ação sua, ou seja, à medida que a empresa que você investiu cresce, você recebe por isso.

Geralmente, em ações como fundos de investimentos, os pagamentos são feitos de forma mensal, trimestral ou semestral.

Uma das maiores vantagens, é que dependendo do conjunto de ações que você compra, você começa a receber mais de acordo com o tempo que mantêm elas.

Ou seja, isso pode ajudar a aumentar a sua renda futuramente. Principalmente se o seu objetivo é ter uma renda maior no longo prazo.

As ações de dividendos normalmente são menos voláteis do que as ações mais arriscadas, e com isso, elas podem te ajudar até mesmo a não sofrer tanta variação na carteira com alguma estabilidade econômica.

→ INVESTIR OU ECONOMIZAR: QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

Diversifique o seu portfólio

Esse é uma das maiores vantagens, pois os investidores também podem optar por reinvestir dividendos.

Dessa forma, é isso que gerará a tão falada “efeito bola de neve”, portanto, o valor dos seus investimentos irá começar a comprar outros investimentos e se valorizar ainda mais.

Fundos de índice de dividendos e fundos imobiliários

Uma outra forma de ter uma renda passiva, é investir em fundos de investimentos, como o Fundo Imobiliário, com ela, você ao invés de comprar uma ação, você compra um conjunto de ações.

Com isso, terá uma segurança maior, pois esse conjunto de ações é mais difícil de ter uma queda, o que pode acontecer com ações individuais. Esse é um investimento que é bem mais prático.

Além de eles terem uma seleção mais específica de ações, eles têm um retorno considerado excelente. Um dos mais famosos, é o índice americano, o S&P 500, que é a união das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.

Vantagens dos fundos de índice

Uma das vantagens da maioria dos fundos de índice, é que eles sempre têm o pagamento de dividendos.

Sendo assim, eles irão te ajudar a equilibrar o seu portfólio, pois, as oscilações do mercado tendem a ser menores em ações como os Fundos de Investimento (FII) e os Fundos de Índice.

Ou seja, te dará uma segurança maior na sua carteira, e como eles pagam esse valor, pode ser visto como uma renda passiva.

Além disso, é recomendado investir uma parte do seu portfólio em ações deste modelo, principalmente, por sua menor volatilidade, e também, uma segurança maior em comparação a outros tipos de ações.

Para que você invista em ações de dividendos, fundos de índice, ETFs ou outros ativos, você precisará abrir uma conta de corretagem, se ainda não tiver uma.

E você pode estar comprando as ações através das maiores corretoras do Brasil: Nu Invest e Inter Invest, lá eles explicam detalhadamente sobre diferentes formas de investimento passivo.

Contas de poupança de alto rendimento

Uma outra forma de ter uma renda passiva (num nível inferior ao de ações e títulos) é a criação de uma conta poupança online de alto rendimento.

Isso pode ser a forma perfeita para você ir aumentando o seu fundo de emergência. Com isso, o seu dinheiro irá render num valor acima da inflação e o saldo de juros será somado ao seu saldo.

Atualmente, os melhores bancos para você deixar o seu dinheiro na poupança e ter um rendimento considerável, é:

  • Itaú
  • Banco Inter
  • Banco Mercantil do Brasil
  • Bradesco
  • Banco Safra
  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Nordeste do Brasil
  • Santander

Com eles você terá um valor considerável de rendimento. E essa é uma forma extremamente segura de fazer o seu dinheiro render, embora o rendimento a curto prazo possa ser considerado baixo.

→ COMO PROTEGER O SEU NEGÓCIO CONTRA A INFLAÇÃO AQUI

Aluguel de imóveis

Uma das bases da confiança nos Fundos de Investimentos Imobiliários é a crença que o mercado de imóveis sempre dá um bom retorno.

Ou seja, caso você tenha um valor alto em caixa, ou tenha um imóvel que não utiliza, o aluguel é uma ótima opção.

Além disso, hoje existem plataformas para ajudar na divulgação de aluguéis temporários, como o Airbnb, por exemplo.

Existe também a possibilidade de você alugar apenas um quarto na sua casa, embora seja algo mais direto, é possível ver o perfil da pessoa e o histórico dela em outras acomodações.

Empréstimos para empresas (peer-to-peer)

Uma forma de conseguir um valor a curto prazo é você fazer pequenos empréstimos para pessoas e empresas através de sites que oferecem essa opção.

No Brasil existe hoje dezenas de opções que te auxiliam neste empréstimo, as quatro maiores e mais conhecidas são: IOUU, Kavod Lending, Nexoos e Tutu Digital.

Essa forma de empréstimo é capaz de combinar investidores que querem emprestar dinheiro com pessoas ou empresas que precisam de dinheiro.

Mas, não se preocupe, é uma forma segura, pois as pessoas e empresas passam por um exame de crédito antes para comprovar que eles tem a capacidade de realizar aquele pagamento.

Com esse tipo de investimento você é capaz de ter uma taxa de retorno até superior a 5% ou até mesmo um valor maior.

Capital privado

Se você tem um alto valor patrimonial, poderá investir em fundos de private equity (capital privado).

Essa forma de investimento está disponível apenas para investidores que atendam a determinados requisitos de patrimônio líquido ou renda mínima.

Ou seja, é um investimento recomendado apenas para pessoas que tenham um alto valor de renda líquida.

Uma segunda forma de investir em um capital privado é você investir e apoiar um novo negócio, seja de algum amigo, familiar ou outra pessoa da sua confiança.

Isso te possibilitará uma renda extra, você pode combinar uma certa porcentagem por um certo período de tempo.

Então, você terá um valor líquido mensal que te ajudará a, em médio prazo, aumentar a sua renda.

Porém, tome um certo cuidado: não importa quão grande ou pequeno, investir em um único negócio é uma aposta de longo prazo inerentemente arriscada. Mas, isso também vale para investimentos em ações, rendas fixas e até mesmo, empréstimos.

Como vimos, são formas que você terá uma renda passiva e você poderá aproveitar sua vida enquanto o valor das suas ações sobe.

→ VEJA AQUI COMO SER UM INVESTIDOR DE SUCESSO