Buscando a sua recomendação...

Os cartões de crédito podem ser vistos também como “empréstimos personalizados”. Simplificando, este cartão oferece aos donos do cartão a liberdade de “pegar emprestado” um valor dentro de um limite definido.

Você pode usar esses valores para o que desejar: desde o pagamento de contas de restaurantes e compras até a compensação de faturas de gasolina, energia e muito mais.

O banco ou a credora paga o comerciante em nome do titular do cartão no momento da compra. Ao final de um determinado período (geralmente final do mês), a instituição paga o valor no lugar do dono das despesas.

A falha no pagamento faz gerar penalidades, juros, diminui a pontuação de score e o perfil de crédito do dono. Ou seja, se você usar da forma correta, você poderá ter um empréstimo sem juros, desde que não atrase a parcela.

Isso também aponta para nossa próxima pergunta: quais são as principais vantagens de usar um cartão de crédito? Há uma combinação de benefícios que tornam os cartões de crédito tão atraentes para nós, que exploraremos hoje.

Mesmo que usemos um cartão de crédito (nacionais ou internacionais) por anos, existem algumas boas dicas que vão nos ajudar ainda mais.

1. Cartões de Crédito ‘creditam’ você com recompensas

Embora seja fácil passar um cartão para fazer uma compra, esse estresse assume o controle quando o extrato mensal chega ao seu correio.

Não há como negar que nossa psicologia favorece pagamentos múltiplos em denominações menores do que a adoção da abordagem de montante fixo.

As instituições financeiras entendem muito bem esse ponto de dor. Para superar esse obstáculo, eles colaboram com as marcas para incentivar os titulares de cartões com diversas recompensas (cashback, descontos, pontos de recompensa, bens complementares).

Sabemos que você está se perguntando se as recompensas são elegíveis com grandes pagamentos, como aluguel. E a resposta simples é – sim. Em alguns cartões você recebe o Cashback de qualquer valor que você realiza uma compra.

Então o titular do cartão se qualifica para 45 dias de crédito grátis e pontos extras de recompensa.

2. Segurança em casos de emergência

Em uma provável incidência de roubo ou acidente, é natural que o modo de pânico do cérebro seja ativado.

Este é certamente o caso dos cartões de débito, onde é provável que ocorram saques instantâneos. No entanto, este não é o caso da alternativa de cartão de crédito.

O cartão é protegido por cartões com chip que criptografam as informações pessoais do titular e impedem a execução do roubo. Além disso, o cvv de 3 números no verso do cartão sempre exige dupla verificação – que é realizada enviando uma mensagem para o número de telefone e endereço de e-mail cadastrados.

Como esses processos exigem a intervenção do titular do cartão, a possibilidade de fraudes é reduzida.

Além disso, o titular do cartão deve ligar para a instituição em questão e bloquear o cartão para evitar qualquer tipo de transação em primeiro lugar.

Sendo assim, a instituição lhe empresta o dinheiro e também o protege contra fraudes.

→ VEJA O QUE FAZER QUANDO O SEU CARTÃO DE CRÉDITO É ROUBADO

3. Sem juros em valores altos (desde que haja crédito)

As taxas de juros são uma perspectiva terrível para muitos portadores de cartão. Você poderia compará-lo com o creme extra em bolos que ninguém quer ou gosta.

No entanto, nos disseram para aceitar que, se você quiser o bolo, lamentavelmente terá que lidar com o creme.

Mas e se disséssemos que você tem a opção de deixar o creme de fora? Como você evita essas taxas de juros traquinas em suas compras? A resposta é aplicar para o cartão de 0% Análise Preliminar de Riscos (apr).

Se você estiver comprando uma tv ou máquina de lavar, poderá facilmente procurar ofertas que ofereçam um período de apr de 0% mais longo e melhor se alinhem às suas expectativas. Depois de fazer a primeira transação, evite usar o cartão para outras despesas até que você finalmente liquide esse débito.

Calcule os meses restantes até o vencimento e divida o valor igualmente (como parcelas) nos meses seguintes.

4. Aceito em qualquer lugar

Não é seguro levar dinheiro para todos os lugares. Além disso, é problemático trocar a moeda por visitas internacionais a taxas de câmbio desagradáveis.

E é para isso que serve um cartão de crédito! Com cartão de crédito, é mais simples e eficiente fazer visitas a negócios ou lazer.

Em muitos países, hotéis e locadoras de carros costumam fazer reservas em cartões de crédito para confirmação.

Segurar um cartão ajuda o usuário a desfrutar de uma experiência internacional com facilidade.

→ CONHEÇA OS 7 MELHORES CARTÕES DE CRÉDITO INTERNACIONAIS

5. Ganhe dinheiro no futuro se o usar corretamente

Trabalhamos duro hoje para viver um amanhã melhor. Enquanto a educação treina indivíduos com o conhecimento e as habilidades para construir uma vida boa, a lista não é exaustiva em si mesma. Pode-se atribuir um futuro melhor com o uso de um cartão de crédito também.

Cartões de crédito ajudam a fazer transações fáceis. Mas o que impulsiona esse limite de compra é a pontuação de crédito de 4 dígitos que varia entre 1000-5000. Quanto mais próximo um perfil chegar a 900, melhor será sua credibilidade no espaço de crédito.

→ COMO VIAJAR COM PONTOS E MILHAS

Mas a questão é: como essa pontuação tem algum impacto no futuro de alguém?

Um bom histórico de crédito e pontuação envia um sinal positivo sobre um perfil geral que ajuda:

Facilitar o processo para garantir empréstimos para habitação, empréstimos para carros, empréstimos para educação ou qualquer outro empréstimo pessoal.

Alavancar o seu score te dará o poder de melhor negociação para taxas de juros mais baixas e limites de crédito mais altos no futuro.

Garantir empréstimos instantâneos por conta de acidentes ou outras emergências.

Conclusão

Com o avanço das tecnologias é seguro dizer que esta era pertence à indústria de cartões de crédito.

Não deixe a intimidação de um ’empréstimo’ chegar à sua mente. Desde que você mantenha suas despesas abaixo do seu limite de crédito e seja consistente com os pagamentos, você está longe do radar de penalidades, juros e multas.

Cartões de crédito ajudam você a desenvolver boa saúde e hábitos de financiamento.

→ VEJA COMO SE ORGANIZAR FINANCEIRAMENTE