Utilizar o cartão de crédito hoje é extremamente comum e é quase impossível pensarmos em viver sem eles.

Afinal, com ele você pode estabelecer sua independência financeira e também abre as portas para um estilo de vida melhor.

No entanto, é necessário que tenhamos cuidado com algumas coisas que estão envolvidas no cartão.

Aqui ensinaremos você a usar de forma criteriosa algumas regras simples, os cartões de crédito podem nos salvar, se o utilizarmos com cuidado.

Realizar o pagamento com cartão de crédito é um desses fatores que você precisa ter cuidado e devemos observar certas coisas antes.

Aqui mostraremos tudo o que você precisa saber sobre como fazer seus pagamentos de fatura de cartão de crédito para aproveitar ao máximo os benefícios.

1. Mantenha um controle sobre seu ciclo de faturamento

Pagar suas contas antes do vencimento é talvez o aspecto mais significativo de ficar longe de problemas financeiros.

Perder ou atrasar a data de pagamento da fatura do cartão de crédito pode render juros exorbitantes de até 25%. Além disso, sua pontuação de crédito (score) será afetada.

Você pode ser um novo usuário ou não, é aconselhável verificar regularmente seu ciclo de cobrança para acompanhar as alterações e até mesmo mudar o dia de vencimento para se ajustar ao seu pagamento.

A maioria dos bancos e instituições financeiras não bancárias oferecem 30 dias para quitar suas contas. é o período durante o qual você pode providenciar o valor necessário para pagar seu crédito pendente.

2. Pague o mínimo

Emergências podem bater à sua porta sem qualquer aviso. Se você não puder liberar o valor total, tente pagar o valor mínimo da fatura do cartão de crédito – isso protegerá você de juros ainda maiores.

Além disso, você também terá mais alguns dias para organizar a quantidade necessária.

Se você tiver vários cartões de crédito, pague primeiro aquele com a maior taxa de juros. Quanto maior os juros, maior a sua dívida será.

3. Cronometre suas grandes compras

Você deseja comprar um eletrodoméstico caro ou quer reservar suas passagens aéreas para suas férias? Para fazer o melhor uso do seu cartão de crédito nesses momentos, tente gastar quantias tão altas no início do seu ciclo de cobrança.

Por exemplo, se a data de pagamento da fatura do cartão de crédito anterior era 10 de dezembro, significa que o próximo ciclo de cobrança começará em 11 de dezembro.

Você será obrigado a pagar esta conta até 25 de janeiro. Se você fizer suas compras caras no dia 12 de dezembro, você recebe quase 45 dias de um empréstimo de custo zero.

Porém, você não pode usufruir deste benefício de um período sem juros se tiver dívidas pendentes de sua fatura anterior ou se sacar dinheiro usando seu cartão de crédito.

4. Pagamento automático

Se você tem um histórico de esquecimento dos prazos de pagamento (e não quer repeti-lo), explore a opção de pagamento automático.

Ele permite que você vincule a rede bancária de sua conta poupança para pagar sua fatura de cartão de crédito automaticamente.

Ao aproveitar este serviço, você pode configurá-lo para pagar um valor mínimo ou o valor total da conta.

Além de tudo, ele ainda oferece algumas vantagens extras, por exemplo, você acumula pontos para cada pagamento que são posteriormente convertidos em vouchers.

5. Pagamento offline

Se os pagamentos com cartão de crédito on-line não se encaixam nos seus desejos, você pode escolher métodos off-line para pagar suas contas.

Considere ligar para o atendimento ao cliente para ajudá-lo com o processo ou visite a agência bancária mais próxima para sacar um cheque ou uma ordem de pagamento.

Uma opção muito mais fácil é visitar seu caixa eletrônico e encontrar a opção “pagar a fatura do cartão de crédito”. Todos esses métodos são seguros e manterão os detalhes do seu cartão confidenciais.

6. Vincule seu cartão de crédito à sua conta bancária

Não se preocupe se seu cartão de crédito e conta poupança forem de bancos diferentes.

Pagar suas contas de cartão de crédito online ainda pode ser tão fácil quanto uma moleza. tudo o que você precisa é vincular o cartão de crédito à sua conta poupança bancária.

Observe que isso não pode ser feito se você possui uma conta conjunta.

→ SAIBA COMO ORGANIZAR TODO O SEU HISTÓRICO BANCÁRIO EM APENAS UM PASSO

7. Não se preocupe se você pagar mais do que o necessário

Erros acontecem, mas os erros financeiros podem nos abalar por um período. Não se preocupe se você leu errado o valor da conta ou acabou pagando mais do que pretendia.

Nesses cenários, o valor excedente será ajustado em suas contas futuras. Ele não será desperdiçado, mas anote-o e acompanhe a mudança em seu próximo extrato de conta.

Para quaisquer discrepâncias, você pode entrar em contato com o atendimento ao cliente para facilitar a resolução.

8. Explore a opção EMI

Sua fatura de cartão de crédito estourou fora de proporção? Você pode entrar em contato com seu credor e optar por EMIs para reembolsar seu crédito. o banco pode lhe oferecer uma taxa de juros mais baixa.

Ele permitirá que você divida uma grande parte da dívida em valores menores e acessíveis. Ao fazer isso, verifique também com seu banco se há algum pré-pagamento ou outras cobranças ocultas.

Essas taxas podem inflar o valor que você deve ao tentar liquidar suas dívidas antes da data final do seu esquema de EMI.

9. Crie o hábito de observar os seus gastos

Mesmo que as transações com cartão de crédito sejam automatizadas, não está livre de erros.

É recomendável consultar os extratos da fatura do cartão de crédito antes de efetuar os pagamentos. você saberá se houver itens incorretos na conta.

Ele também ajudará você a entender se um comerciante pagou de volta depois de reverter uma compra.

10. Certifique-se de que sua conta seja paga

Finalmente, sempre procure a confirmação de que sua conta foi paga. ao fazer seu pagamento com cartão de crédito – online ou offline – você receberá um SMS ou um e-mail confirmando o pagamento.

Caso o valor tenha sido debitado da sua conta poupança, mas você não tenha recebido um SMS ou e-mail de confirmação, verifique com o atendimento ao cliente.

Não deixe espaço para disputar e ter que provar o pagamento mais tarde.

Resumo

Cartões de crédito podem ser uma boa opção durante emergências quando você está com pouco dinheiro, contanto que você liquide suas dívidas antes das últimas datas e pague em dia.

Os cartões de crédito podem ajudá-lo a desfrutar do estilo de vida dos seus sonhos.

→ 7 MELHORES CARTÕES DE CRÉDITO PARA NEGATIVADOS