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Sabemos o quão pode ser frustrante ter seu cartão de crédito ou cartão de débito perdido roubado.

Talvez você tenha perdido sua carteira ou sua bolsa tenha sido roubada, o que é algo que infelizmente é comum no Brasil.

Porém, existe também a possibilidade de você ter tido suas informações roubadas online por meio de um banco de dados hackeado, infelizmente, também é algo que pode ser possível.

Mas como resolver isso? O que fazer quando se tem essas informações roubadas? Como agir? Quem buscar? Onde ir? Aqui te mostraremos o passo a passo.

Entre em contato com sua empresa de cartão de crédito

O primeiro passo é entrar em contato com sua operadora de cartão de crédito assim que perceber que seu cartão de crédito está faltando.

Se você relatar a falta de seu cartão de crédito antes de ser usado, você não será responsável por quaisquer cobranças não autorizadas.

Se o cartão for usado antes que você possa denunciá-lo, ainda é possível você ressarcir o valor se for rápido.

Caso você tenha tido uma cobrança incorreta ou fraudulenta em sua conta, isso será ainda mais fácil, pois aí a responsabilidade será da operadora de cartão.

Os especialistas em finanças sempre falam para você conferir todos os meses os valores que serão cobrados no cartão, assim, você evitará cobranças fraudulentas ou incorretas.

Solicite um novo cartão

Após você relatar a perda para o seu banco ou credora, eles irão cancelar seu cartão e emitir um novo.

Para garantir ainda mais sua segurança, eles podem entrar em contato com você se acharem que suas informações foram comprometidas e solicitar seus dados para comprovar que é você mesmo quem está solicitando.

Durante alguns dias em que não terá acesso à sua conta de cartão de crédito, por isso é importante que você tenha outros cartões, pode ser de débito, pré-pago ou até mesmo de créditos, e claro, um fundo de emergência.

Você também pode precisar revisar as cobranças recebidas nos próximos dias, para que possam determinar quais cobranças são legítimas e quais não são.

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Faça um B.O (Boletim de Ocorrência)

Você deve registrar um boletim de ocorrência assim que ver que seu cartão de crédito foi roubado.

Você precisará deste relatório para se proteger se tiver que contestar cobranças com sua empresa de cartão de crédito ou outros fornecedores.

Ele será a forma de você provar que realmente avisou o banco e que fez todas as formas cabíveis de se prevenir.

Tenha várias cópias do Boletim, para que caso algo ocorra, você prove que avisou. Caso você tenha tido mais de um cartão roubado de uma só vez, é possível usar o mesmo boletim para os vários bancos.

Mas na hora de criar o boletim, informe sobre todos os cartões que foram roubados, eles devem estar no boletim para você se prevenir.

Você precisará enviar uma cópia ao seu banco. Porém, tenha uma ou duas cópias em xerox para se prevenir de cobranças indevidas.

Entre em contato com seu banco ou credora

Se seu talão de cheques ou cartões de débito também foram roubados ou perdidos, você deverá realizar o mesmo processo igual ao realizado no B.O dos cartões de crédito.

Verifique se nas próximas faturas ocorreram algumas compras que não foi você quem realizou. Caso isso ocorra, você estará prevenido, pois realizou todos os passos anteriores.

Essa é a importância de ter os documentos do boletim em casa. Eles serão a prova que você avisou ao banco deste problema.

Cancele ou mude seus pagamentos automáticos

Outra etapa importante é alterar todos os pagamentos automáticos vinculados a esse cartão de crédito.

Isso pode incluir débitos automáticos para contas ou outros pagamentos, contas do PayPal ou Internet Banking, até mesmo seu aluguel ou hipoteca.

A atualização das informações do seu cartão evitará que você fique para trás nos pagamentos e seja atingido por taxas atrasadas.

Pode levar algum tempo para atualizar suas informações de pagamento em todas as suas contas, mas é uma etapa importante no processo.

Você pode querer fazer uma lista de contas que são debitadas automaticamente e as contas com as quais você usa esse cartão para pagar, para que você possa fazer as alterações rapidamente.

Não coloque os números da sua conta nesta lista, apenas rotule-os com o nome do banco ou as informações do cartão.

Verifique sempre os dados do seu cartão

Se você tiver seu número de cartão de crédito ou informações bancárias roubados, precisará monitorar seu crédito nos próximos meses. Para ter a certeza que não terá valores sendo gastos.

Atenção: Caso você tenha seus dados pessoais roubados, verifique se não houve novos cartões sendo criados

Você deve verificar seu relatório de crédito para garantir que ninguém abriu contas em seu nome.

Se você encontrar uma conta não autorizada, precisará denunciá-la como roubo de identidade e entrar em contato com o banco que abriu a conta.

Você pode precisar monitorar seu relatório de crédito por vários meses ou até anos, mas lembre-se, é necessário se seu cartão de crédito foi perdido ou roubado.

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Congelamento de crédito

Você também pode notificar as agências de relatórios de crédito que deseja um congelamento de crédito – também chamado de congelamento de segurança.

O congelamento, que é gratuito, impede que novas contas sejam abertas e pode ser útil se você acredita que sua identidade foi roubada.

No entanto, o congelamento de crédito também pode ser usado como uma ferramenta de prevenção de fraudes para garantir que ninguém abra contas em seu nome.

Quando você deseja solicitar crédito, como um empréstimo ou cartão de crédito, pode desativar o congelamento temporariamente até que a nova conta ou empréstimo seja aberto.

Um congelamento de crédito pode ser ativado ou desativado a qualquer momento e pode fornecer uma camada adicional de segurança e tranquilidade.

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