Como se destacar profissionalmente e conseguir o seu primeiro emprego ou conseguir ser realocado no mercado de trabalho?

Você que está buscando um emprego e não sabe quais os primeiros passos dar, criamos uma lista com dicas práticas que podem te ajudar.

Você ainda NÃO sabe o que fazer para conseguir um emprego?

Então você veio ao lugar certo! Conversamos com vários especialistas em R.H e recrutamento e seleção e listamos as 13 melhores dicas que eles nos deram.

Nosso objetivo é te introduzir da forma mais rápida e simples possível ao mercado de trabalho. Sem enrolação.

Aqui estão algumas das melhores dicas que estes especialistas nos deram para estar de volta no mercado de trabalho o mais rápido possível.

Leia e aplique as dicas, e temos certeza que você logo voltará a ter uma colocação no mercado!

Como conseguir uma vaga de emprego rápido: 13 dicas para te ajudar

Às vezes não é fácil encontrar um emprego e às vezes ficamos perdidos sem saber como sair dessa situação, não é mesmo?

Por isso, separamos as melhores dicas para você encontrar um emprego rápido. Confira!

1. Faça um bom currículo

A primeira impressão da sua empresa é através do seu currículo, e na maioria dos casos, é a única. Sendo assim, se esforce para possuir um bom currículo, até mesmo na estética.

Se você ainda não sabe produzir um deles, veja a possibilidade de pagar para alguém fazer para você. Lembre-se, este é o primeiro contato que a empresa terá com você.

Portanto, é muito importante que seja adequado, mas não excessivo. Se o curso for muito longo e contiver informações irrelevantes, a empresa pode perder o interesse.

Em seguida, selecione as informações mais importantes para o seu trabalho, citando cursos relacionados à sua experiência anterior.

Certifique-se de destacar suas habilidades e experiência que são mais benéficas para este emprego específico, especialmente aquelas listadas na própria descrição do trabalho.

Ou seja, faça um currículo para cada empresa que você deseja ser contratado.

Sem mencionar suas qualificações específicas para aquela empresa, seu currículo pode ser perdido por um sistema de rastreamento de candidatos ou pelo gerente de contratação, e você pode ser desqualificado para o trabalho antes que uma pessoa veja sua inscrição.

Deixe de fora habilidades e experiências que não sejam relevantes para o cargo para o qual você está se candidatando, para que você tenha espaço para o que é.

2. Emprego não é tudo em um currículo completo

Muitos candidatos passam semanas ou até meses sem encontrar um emprego.

Com isso, haverá lacunas na seção de histórico de trabalho que podem deixar os recrutadores com medo de que o candidato não seja confiável.

Porém, existe a possibilidade de você adicionar outras coisas que fez durante esse período.

Certifique-se de apresentar qualquer trabalho voluntário, curso ou projetos que você fez durante o intervalo. Se você for um pai de família que ficou em casa cuidando dos filhos, mencione isso também.

Os recrutadores querem saber o que você estava fazendo e como estava desenvolvendo suas habilidades enquanto não trabalhava para uma empresa.

3. Foque em um alvo

Estabeleça seus objetivos profissionais. Assim, define qual é a área do mercado em que pretende atuar e procure por elas e as instituições que mais se adequem aos seus interesses.

Dessa forma, ao definir o que está buscando e quais são as empresas mais adequadas para você, fica mais fácil estabelecer quais vagas valem a pena e quais não.

4. Escolha empresas que sonha trabalhar

Existem empresas específicas que despertam o interesse, mas parecem inacessíveis.

No entanto, tente aproveitar as oportunidades que eles podem trazer. Se você tentar fazer isso, você só conseguirá uma vaga, certo?

Antes de iniciar sua pesquisa, tente escrever uma lista do que torna uma empresa ideal para você:

  • Sua missão, visão e valores;
  • Opções de localização ou trabalho remoto;
  • Eventos organizados pela empresa;
  • Um ambiente colaborativo;
  • Quaisquer outras características importantes.

Portanto, estude o valor do seu projeto, das vagas oferecidas e da empresa, tanto na sua área de atuação quanto naquela em que pretende trabalhar no futuro.

Verifique também seu site regularmente para novas oportunidades.

5. Entre em contato com as empresas

Uma boa maneira de ficar entusiasmado com o trabalho é enviar uma mensagem direta à empresa. Portanto, ao enviar sua inscrição, inclua um pequeno texto explicando por que está se inscrevendo.

Portanto, não envie uma mensagem padrão para todas as empresas, mas seja cordial e sincero. Dessa forma, personalize a comunicação para cada situação.

6. Entenda qual pode ser sua faixa de salário

Outra dica importante é saber aproximadamente sobre o salário dos cargos que deseja concorrer. Dessa forma, você vai ter certeza de que as oportunidades estão de acordo com o que você está buscando.

Além do mais, leve em consideração quais são as suas experiências prévias naquela área, pois isso pode influenciar sua remuneração.

7. Faça da procura de um emprego o seu novo emprego

É preciso dedicação e comprometimento. Portanto, passe algumas horas por dia procurando oportunidades de emprego.

Assim, crie uma rotina para evitar que outras atividades interfiram no processo.

Não há como fugir disso – se você quer encontrar um novo emprego rapidamente, você terá que trabalhar horas.

Se você está desempregado, considere sua busca de emprego como seu isto.

Se você está empregado, mas precisa seguir em frente, gaste o máximo de tempo possível procurando emprego sem comprometer sua posição atual.

8. Veja quais são as oportunidades disponíveis no mercado

Além de procurar diretamente no site de empresas de seu interesse, você pode descobrir novas oportunidades por meio de sites especializados em vagas de emprego.

Sendo assim, cadastre-se em alguns sites e pesquise por vagas específicas para a sua carreira. Algumas opções são o VAGAS.com, o InfoJobs e a Catho.

9. Melhore o seu currículo através de cursos

Outro ponto importante maneira de aumentar suas chances de conseguir um emprego é aprimorando seu currículo.

Para isso, uma boa ideia é investir em cursos online que sejam relevantes para a sua área. Assim, divida seu tempo entre a busca por emprego e seu desenvolvimento profissional.

Há diversas opções gratuitas no mercado para você melhorar seu currículo!

10. Não use informações falsas e não finja habilidades

É muito importante demonstrar seu conhecimento e experiência tanto no currículo quanto na entrevista.

No entanto, não adicione ou use quaisquer atividades ou cursos dos quais você não tenha participado antes.

Se o empregador descobrir que esses dados não são autênticos, você perderá a chance de ser selecionado. Ou pior, será selecionado e verão que você não é aquilo que pensavam que era.

Quando chega a hora da entrevista, eles querem saber quem estão contratando e você quer impressioná-los.

Ser enganoso não ajuda em nada e pode resultar em uma má colocação no emprego, baixo desempenho, e no final, você será demitido e terá que iniciar sua busca por emprego novamente.

Não adianta conseguir um emprego rapidamente se você voltar à estaca zero em poucos meses.

Dizer o que você acha que o empregador quer ouvir pode lhe dar emprego, mas ao custo de seu próprio crescimento na carreira e seu relacionamento com essa empresa.

Ser honesto é a melhor maneira de mostrar suas habilidades e conseguir o emprego dos seus sonhos.

11. Considere um cargo temporário

A obtenção de um contrato ou posição temporária pode ajudá-lo a preencher uma lacuna de emprego enquanto procura por posições permanentes.

Aqui estão alguns benefícios de uma posição temporária, de contrato ou freelance:

  • Como as empresas geralmente precisam de funcionários temporários em épocas festivas: natal, páscoa, Black Friday… o processo de contratação é rápido, então, pode ser uma boa opção;
  • Trabalhos freelancer: geralmente são flexíveis, o que significa que você pode ir a entrevistas sempre que precisar, enquanto isso não aparece, você ganha enquanto trabalha por fora;
  • Se o empregador gostar do seu trabalho que fez como temporário ou contratado, ele pode acabar te contratando como funcionário regular;
  • Você pode trabalhar em tempo integral pelo tempo que precisar e depois reduzir suas horas quando encontrar um emprego permanente.

Uma posição como essa ajudará você a gerenciar suas despesas até encontrar um emprego que goste.

12. Converse com seus amigos e conhecidos

Networking é definitivamente uma das melhores maneiras de conseguir um novo emprego rapidamente.

Conversar com a pessoa certa no momento certo pode ajudá-lo a passar de desempregado a um trabalhador em um curto período.

Isso também ajuda você a ter uma boa ideia de quais vagas e necessidades o mercado está precisando, para que você possa com isso focar sua busca de maneira estratégica.

Portanto, se você estiver desempregado, diga a todos que conhece que está procurando um novo emprego, talvez alguém conheça um local que esteja necessitando do seu tipo de serviço

Se você conhece alguém que trabalha em uma empresa que você acha interessante e gostaria de entrar, peça uma indicação.

Os empregadores adoram boas referências e essa é outra maneira de passar pelo processo de inscrição mais rapidamente.

13. Não desista!

Por último, mas não menos importante, não desanime durante este período difícil.

Encontrar um novo emprego é estressante – em dobro quando você está com pressa.

Tente aliviar um pouco o estresse e a ansiedade, reserve um tempo para meditar, fazer exercícios, ou qualquer outra coisa que o ajude a relaxar.

Portanto, é fato que pode ser muito difícil manter a animação depois de um tempo procurando por emprego e não encontrar nada. Ainda mais se as empresas não entram em contato após uma entrevista.

Mas desistir não é a melhor ideia e não vai fazer com que você alcance a tão sonhada vaga!

Após a entrevista com a empresa, uma boa ideia é pedir para que entrem em contato caso você não seja selecionado. Assim, você saberá se ainda está sendo considerado para aquela vaga.

Caso não seja selecionado, não perca o foco e continue na busca!

Bônus: Quais são as melhores áreas e qual a melhor habilidade para atuar e se desenvolver?

Agora você já sabe o que fazer na hora de buscar sua vaga. Mas que tal conhecer algumas profissões em que é mais fácil arranjar emprego? Vamos lá?

– Áreas Tecnológicas

A área de tecnologia cresce constantemente, e os profissionais especializados em Tecnologia da Informação são fundamentais em muitas empresas.

Diante disso, eles atuam nos processos de elaboração e desenvolvimento de softwares e suporte digital dentro das instituições.

– Marketing

Quando se trata de marketing e publicidade, sabemos que essas áreas são essenciais para empresas e instituições.

Mas, o campo que está em ascensão é o marketing digital, uma área voltada para promover e impulsionar empresas usando meios digitais, como as redes sociais e a internet.

– Vendas

Pedimos a 10 grandes empresários e diretores que nomeassem a habilidade que eles acham que mais contribui para seu sucesso e volta ao mercado de trabalho.

Sabe o que todos eles disseram?

Habilidades de vendas. Todos eles sentiram que o sucesso é quase impossível – em qualquer campo – sem sólidas habilidades de vendas e negociação.

Nunca esqueça que para ser contratado, você também tem que saber “se vender” e mostrar que é a pessoa certa para aquela função.

Mas se você pensa em vendas como “explicar de forma lógica os benefícios de um produto” e assim: convencer o cliente. Você está errado.

Habilidades de vendas não é só sobre o cliente, é sobre saber convencer os outros de que uma ideia faz sentido, mostrar aos chefes ou investidores como um projeto ou negócio gerará um retorno, ajudar os funcionários a entender os benefícios de um novo processo, etc.

Em essência, as habilidades de vendas são habilidades de comunicação. As habilidades de comunicação são essenciais em qualquer negócio ou carreira – e você aprenderá mais sobre comunicação trabalhando em vendas do que em qualquer outro lugar.

Compreender o processo de vendas e como construir relacionamentos de longo prazo com os clientes é extremamente importante, independentemente do setor ou da carreira que você escolher.

Se você for um pedreiro, por exemplo, e souber negociar e mostrar as vantagens daquela obra – e fazer da forma correta – provavelmente você será até indicado para outras obras pelo cliente.

Essa é a habilidade que TODOS deveriam desenvolver.

Esperamos ter ajudado. Caso tenha sido útil, encaminhe a outras pessoas que você conhece e que não possuem ainda este conhecimento. E boa sorte na sua busca por uma recolocação profissional.