Mitos e Verdades sobre o Score de Crédito
O Score se trata de uma pontuação importante para o consumidor, já que a sua conta é avaliada na concessão de empréstimos, cartões de crédito e financiamentos.
Porém, esse assunto é muito rodeado de mitos e verdades, o que acaba confundindo o cliente.
É de suma importância saber o que é Score e esclarecer algumas dúvidas sobre a pontuação.
Isso porque, nos dias atuais, circula na internet informações que podem acabar induzindo o consumidor ao erro e, consequentemente, lhe causar prejuízos financeiros.
No conteúdo abaixo, mostraremos para você alguns mitos e verdades sobre o Serasa Score. Confira!
O que é o Score de Crédito?
O Score se trata de um método criado pelo Serasa, uma empresa de informações e análise de crédito criada no ano de 1968.
O Score se baseia em uma pontuação que vai de 0 a 1000 e que determina e vai determinar se o consumidor é um bom pagador ou não.
Assim, quanto maior for o Score de um consumidor, maiores serão as chances dele honrar com as suas dívidas nos próximos 12 meses.
Se um indivíduo tem uma pontuação de crédito baixa, é provável que pague mais juros para pedir dinheiro emprestado para comprar uma casa ou financiar a compra de um carro do que alguém com uma pontuação de crédito mais alta.
Embora os sistemas de pontuação de crédito estabeleçam uma diretriz, os credores individuais determinam qual nível é aceitável e quanto cobrar em juros.
Lembrando que os juros são baseados no risco de empréstimo, quanto mais arriscado é o empréstimo, maior tenderá a ser a taxa de juros.
Essa pontuação é utilizada como parâmetro por diversas empresas e instituições financeiras na hora de conceder crédito, empréstimo e financiamento.
Dessa forma, as empresas tomam o Score como referência e vão saber informações do consumidor, caso seja um bom pagador ou não.
É possível aumentar o score em 7 dias?
Ao saber da importância da pontuação, os consumidores procuram formas de aumentar o Score em 7 dias, em um mês, ou seja, de forma rápida.
Graças ao Método Score Alto agora é possível aumentar o seu score em 7 dias, por isso, isso tornou-se simples e prático.
Isso é simples, para mantê-lo alto é necessário manter seus dados atualizados, pagar as contas em dia, manter ou limpar o nome, evitar dívidas, entre outros, tudo isso tem efeito imediato na pontuação.
Caso esteja com o score baixo, faça as ações citadas acima, atualize os dados no Cadastro Positivo e provavelmente o seu score aumentará de forma significativa.
Como solicitar crédito com Score Baixo
A pontuação do Score é, para muitas empresas, bancos e instituições financeiras, o principal indicador para a concessão de créditos e produtos relacionados.
Assim, muitos consumidores com pouca pontuação gostariam de saber como solicitar crédito com Score baixo.
A resposta rápida é: isso depende muito.
Isso porque cada empresa tem suas próprias políticas de concessão de crédito. Algumas podem levar até em consideração outros elementos além do Score para liberarem créditos aos solicitantes.
Hoje em dia, é muito comum achar empréstimos, cartões de crédito e financiamentos para pessoas que têm Score baixo.
Para solicitar o crédito nessa situação, você deverá acessar o site/aplicativo ou entrar em contato com o banco/empresa/instituição financeira para saber como proceder.
Uma boa pontuação de crédito significa que você é rico
Falso. As pontuações de crédito são apenas uma medida de risco para ser usado para lojas e bancos verificarem o seu histórico financeiro (se você paga suas contas em dia e integralmente).
Uma boa pontuação de crédito significa que você é um bom risco de crédito. Uma pontuação baixa significa que você possui um risco maior. Isso é tudo que eles querem dizer.
Ter um salário alto não garante uma linha de crédito mais alta, mas se você atualizar sua renda com uma emissora de cartão para um valor mais alto, poderá ver um aumento em seu limite de crédito, o que pode ser positivo para sua taxa de utilização de crédito (contanto que você continue pagando seu saldo integralmente a cada mês).
É possível pagar para aumentar o score?
Sim! Você poderá pagar para aprender métodos e estratégias para aumentar o seu Score de forma natural e rápida, que não envolvem nenhum tipo de “ fórmula mágica” ou “trapaça”.
Lembre-se que é possível aumentar a sua pontuação pagando suas dívidas, limpando o seu nome, manter os seus dados atualizados no Cadastro Positivo, fazer compras a prazo e assim não evitar pagar as dívidas depois do prazo de vencimento.
Porém, existem métodos que fazem a sua pontuação subir rapidamente. E para ter acesso a esse tipo de conhecimento, é preciso fazer um investimento na maioria das vezes.
Existem muitas histórias verdadeiras e outras enganosas sobre o Score na internet. Por isso, alertamos que fique atento para que não caia em golpes, pois, não existe fórmula milagrosa para aumentar o score da noite para o dia.
O que existe são métodos e estratégias que vão conseguir aumentar o seu Score de forma natural, sem nenhum tipo de enganação.
Não preciso me preocupar com meu Score enquanto for novo
Falso. A idade mínima para conseguir solicitar crédito é 18 anos e é aí que você deve começar a se preocupar com sua pontuação de crédito.
Especialistas financeiros recomendam que os jovens comecem a construir crédito o mais rápido possível.
A duração do seu histórico de crédito é um fator importante na sua pontuação de crédito, portanto, quanto mais cedo você estabelecer o crédito, melhor.
Para quem está começando sua jornada de crédito, confira nossa recomendação para o melhor primeiro cartão de crédito, principalmente se você ainda não possui um deles.
Empréstimos estudantis não afetam minha pontuação de crédito
Falso. Sua pontuação de crédito não é afetada apenas pelas faturas do cartão de crédito ou dívidas em lojas.
Você precisa pagar todas as suas contas em dia, o que inclui seus serviços públicos IPVA, IPTU, empréstimos estudantis, empréstimos bancários e quaisquer contas médicas que você possa ter.
Se você possui algum crédito estudantil e por alguma razão o deixar de pagar, isso afetará o seu Score.
Uma boa forma de minimizar isso é renegociando essa ou outras dívidas e pagando essas novas parcelas. Isso minimizará problemas que você poderia vir a ter com o score abaixando.
Se você se esforça para lembrar de pagar suas contas todos os meses, há uma solução fácil: pagamento automático. No caso de empresas de empréstimo estudantil, algumas oferecem um desconto na taxa de juros se você configurar o pagamento automático.
Usar cartões de débito ajuda a construir uma boa pontuação de crédito
Falso. Pagamentos à vista, em dinheiro ou cartão de débito são duas coisas completamente diferentes e não fazem parte das informações de crédito que compõem o score.
Como os cartões de débito não são uma forma de crédito, eles nunca influenciam em seus relatórios de crédito e, portanto, não influenciam sua pontuação de crédito.
Uma boa forma de aumentar o score é SEMPRE pagar no crédito e ir pagando as parcelas em dia. Com isso você terá também todos os benefícios que uma boa bandeira pode oferecer.
Cancelar um cartão irá melhorar minha pontuação
Falso. Fechar um cartão de crédito nunca melhora sua pontuação de crédito – na verdade, é provável que reduza sua pontuação e essa é uma das razões pelas quais os especialistas geralmente não o recomendam.
Porém, há algumas circunstâncias específicas a serem consideradas antes de decidir se deve ou não cancelar seu cartão de crédito.
Se o seu cartão não tem anuidade, não há mal nenhum em mantê-lo aberto.
Mas se você estiver perdendo dinheiro com o cartão, poderá ligar para o emissor do cartão e perguntar se pode mudar para um cartão de crédito sem anuidade.
Se você estiver cobrando uma alta taxa de juros, pode ser benéfico fechar um cartão de crédito.
Para te ajudar, criamos uma lista com os 7 melhores cartões de credito sem anuidade disponíveis no mercado.
Não pagar multas afeta o meu score
Verdadeiro. Quase todas as multas e pagamentos gerais de dívidas à União podem causar danos à sua pontuação de crédito, e isso inclui multas de trânsito.
Se você não pagar seu boleto em dia, ele poderá ser enviado para cobranças e seu nome pode ir para sistemas como o SPC e SERASA.