O Internet Banking oferece aos usuários todos os serviços que os bancos tendem a oferecer na agência, porém, todos online.

Isso inclui as transferências, depósitos, débito automático em compras recorrentes, e tudo o mais.

Atualmente no país, quase todos os bancos oferecem acesso a alguma plataforma de Internet Banking, com isso você diminuirá e muito sua necessidade de ir às agências bancárias.

O principal objetivo do internet banking é te ofertar tudo, a poucos cliques, e o melhor de onde você estiver: da sua casa, do trânsito, do trabalho… tudo a um clique de distância.

O que é o Internet Banking?

Atualmente vivemos na era da informação e da tecnologia, correto? Sendo assim, praticamente todos os processos que antes eram feitos de forma presencial, hoje são de alguma medida – seja pouco ou tudo – feito de forma online.

Quando a pandemia iniciou, isso aumentou e muito. Agora, tudo está ainda mais conectado. E com os bancos não poderia ser diferente. E daí a ideia de haver uma agência que funcionasse de forma 100% online tomou ainda mais corpo.

Nisso, o internet banking que já existia passou a ter uma importância ainda maior. Com ele você resolve de qualquer lugar coisas que você precisaria se deslocar até uma unidade bancária.

Para você ter conhecimento, após o início da pandemia o uso do Internet banking subiu de 49% para 57% dos clientes. Isso, segundo pesquisas de 2020, no início da pandemia.

Hoje pesquisadores indicam que quase 70% dos usuários de aplicativos bancários já fazem uso do internet banking. Agora com ele, você pode fazer tudo o que quiser, onde quiser – em casa, no trabalho ou em trânsito.

O Internet Banking para funcionar requer:

  • Um computador ou celular;
  • Conexão com a Internet;
  • Um banco ou cartão que tenha acesso a plataforma.

Para acessar todos os serviços disponíveis, é necessário se registrar no serviço online de seu banco, hoje, a maioria dos grandes bancos brasileiros já possui este acesso.

Caso o seu banco possua, para você realizar o cadastro, tudo o que você precisará será dos dados bancários e criar uma senha para realizar a solicitação de acesso.

Uma vez feito isso, poderá usar os serviços a qualquer momento para fazer suas solicitações bancárias.

Como funciona o Internet Banking?

As transações possíveis de serem feitas dentro do Internet Banking variam de banco para banco, ou seja, é possível que o Itaú ofereça algum serviço a mais que o Bradesco, ou o contrário.

Porém, ao compararmos os serviços de todos os bancos, vimos que todos possuem grandes vantagens. Então, independentemente do seu banco, nós recomendamos que você faça uso do seu Internet Banking.

Listamos aqui as principais vantagens do Internet Banking, vale lembrar que o seu banco pode ter vantagens ainda maiores. Mas a grande maioria terá todas essas e ainda terá outras:

As principais vantagens do Internet Banking

1. Disponibilidade

Com ele você poderá utilizar todos os serviços bancários 24 horas por dia e a qualquer momento.

No entanto, vale ressaltar que por motivo de segurança, grandes transferências não costumam ser aprovadas no período da noite.

2. Conforto

Ao usar o Internet Banking você não precisa deixar suas outras atividades de lado e ir a uma agência bancária.

Você faz tudo usando o seu celular ou computador, necessitando apenas de ter uma conexão com a internet.

Ou seja, é possível pagar contas, cadastrar cobranças mensais e que serão descontadas sem você precisar cadastrar todo mês, realizar depósitos e dezenas de outras vantagens.

3. Facilidade

Em poucos cliques você poderá realizar a maioria das operações que só poderiam ser feitas na agência, mas, sem precisar enfrentar filas, não tem burocracia e pode fazer a qualquer momento e de qualquer lugar.

4. Ajuda no controle de custos

Praticamente todos os modelos deste tipo, permitem que você programe transações mensais em dias específicos.

Ou seja, você poderá realizar o cadastro automático de contas e até mesmo pagamento de funcionários, caso você seja um empresário.

Além disso, todos os dados ficam salvos, é possível que você os coloque por categorias, exemplo “gastos com o mercado”, “gasto com as crianças”, “diversão”, etc.

5. Custo Baixo

Praticamente todas as transações realizadas pelo Internet Banking são gratuitas. Porém, outros bancos geralmente cobram para realizar estes mesmos processos.

Sendo assim, ao realizar este cadastro você está economizando porque como é tudo de forma online, exigem menos pessoas que participam ativamente.

Com isso, esse custo tende a ser menor, geralmente, o valor é zero.

6. Segurança nas transferências

Quando você realiza uma compra, você recebe um recibo, porém você pode o perder. Ao utilizar o internet banking todas as suas transações ficam salvas com a possibilidade de você verificar sempre que quiser.

  • Nome do beneficiário;
  • Número da conta;
  • Valor pago;
  • Data e hora;
  • E observações.

Tudo isso para que você se sinta mais seguro e caso ocorra alguma transferência suspeita, você terá todos os dados necessários para buscar um ressarcimento.

Tudo isso será registrado de forma automática e de fácil acesso.

7. Outras vantagens do Internet Banking

  • Possibilidade de adquirir um seguro;
  • Realizar o resgate destes investimentos;
  • Realizar investimentos em ações, FII, ETFs, etc;
  • Sua conta está protegida com ID e senha exclusivas;
  • Configurar ou cancelar pagamentos recorrentes automáticos;
  • Manter um controle sobre empréstimos, poupanças que estão vinculadas à sua conta bancária;
  • Solicitação de produtos e serviços financeiros (cartão de crédito, cartão de débito, solicitar empréstimo, cheques, entre outros).

Principais serviços do Internet Banking:

  • Verificação do saldo da conta;
  • Ver extratos bancários;
  • Transferência de fundos NEFT e RTGS;
  • Pagamento de contas de serviços públicos;
  • Realizar depósitos;
  • Fazer pagamentos comerciais;
  • Emissão de talão de cheques;
  • Realizar investimentos;
  • Recarregar celular pré-pago/DTH;
  • Verificar transações financeiras no seu CPF: empréstimos, contas, ações, etc;
  • Realizar pagamentos automáticos em sites como Netflix, Amazon Prime, Disney, etc;
  • Gerenciar e alterar detalhes da conta e senhas de login; e dezenas de outras vantagens.

Como se cadastrar no Internet Banking?

Isso pode variar de banco para banco. Apenas o titular da conta poderá realizar a solicitação, então, tenha todos os documentos em mãos para mostrar que você é o proprietário da conta.

A maioria dos bancos possui uma forma bastante simples de realizar esse cadastro, listamos aqui a forma que a maioria deles faz:

  • Realize o formulário de inscrição no site seu banco ou na agência física (todos possuem um acesso direto ao Internet Banking direto do site), preencha o cadastro inicial;
  • Envie o formulário de inscrição e aguarde a aprovação;
  • Após a verificação, você receberá um ID de usuário e uma senha exclusivos, com os quais poderá fazer login no internet banking;
  • Lembre-se de trocar essa senha o mais rápido possível.

Dúvidas comuns sobre o Internet Banking:

1. Internet Banking é gratuito?

Sim. Ele é um bônus a mais na sua conta. Atualmente nenhum banco está fazendo cobranças a mais para disponibilizar o Internet Banking.

2. Como posso utilizar o internet banking?

Como vimos, o primeiro passo é ter uma conta em um banco que disponha de acesso à internet banking, após isso, você deve se registrar no Internet Banking do seu banco e assim você obterá um ID (chave de acesso) de sua conta e uma senha para o primeiro acesso.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, recomendamos você ligar para o seu banco e perguntar como é o processo de cadastramento.

3.  Posso alterar a senha de internet banking?

Após o primeiro acesso ao portal net-banking, todos os usuários devem alterar a senha emitida pelo banco, pois essa é uma senha que pode ser hackeada com mais facilidade, pois ela é “padrão”.

Além disso, recomendamos você alterar sua senha no mínimo uma vez por mês para manter sua segurança.

4. Posso passar a senha a outras pessoas?

NUNCA. Lembre que para acessar sua conta, a pessoa só precisa do seu ID de acesso e sua senha.

Se ela tiver estes dois, ela poderá fazer o saque de todo o dinheiro disponível, ou realizar empréstimos, pagar contas usando o seu saldo e milhares de outras coisas. Por isso, nunca repasse sua senha ou o seu login.

5. Quais cuidados devem ser tomados ao usar o internet banking?

Tenha sempre em mente esses principais tópicos:

  • Evite usar Wi-Fi público para acessar sua conta;
  • Altere sua senha de login pelo menos uma vez a mês;
  • Verifique se o sistema operacional do seu smartphone ou dispositivo está atualizado, isso diminui a chance de ser hackeado;
  • Evite fazer login no seu portal de net-banking por meio aparelho dos outros;
  • Não use computadores públicos para fazer login.

Conclusão

Ele se tornou hoje uma facilidade bancária, que está cada dia mais eliminando a necessidade de visitar o banco presencial.

Porém, como vimos, existem ainda algumas brechas que devem ser resolvidas, principalmente em relação ao local que acessamos, portanto, devemos sempre realizar a alteração da senha para manter a conta bancária protegida contra hackers.

E o principal: NUNCA DIVIDA SUA SENHA COM NINGUÉM.