Como Viajar com Pontos e Milhas? Um Guia Completo para Iniciantes
Você gosta de viajar e sair por aí conhecendo o mundo? Já pensou fazer as suas viagens voando na primeira classe e pagando os melhores hotéis só com pontos e milhar? Então temos uma excelente notícia para você!
Independente dos seus objetivos de viagens, é importante entender o básico sobre como usar pontos e milhas para chegar ao seu destino.
Muitas vezes, você gasta mais tempo planejando viagens, esperando o momento certo para realizar um grande passeio, sendo que pode visitar os melhores lugares usando os pontos e milhas do seu cartão de crédito.
Claro, que para fazer tudo isso precisa de planos e concentrar-se nas suas metas, tendo em mente o que o local que você quer visitar vai exigir das suas finanças.
Quais são os diferentes tipos de pontos e milhas?
Pense em pontos e milhas (prêmios de viagem) como outro tipo de moeda, assim como, ações, títulos ou moedas estrangeiras.
As recompensas de viagem apresentam uma maneira de pagar por suas experiências de passeios e investir nos seus objetivos de destinos sem usar dinheiro.
Cada moeda de recompensa de viagem tem seu próprio valor, assim como a moeda de um país. Muitos pontos e milhas valem aproximadamente um centavo cada, mas os valores variam.
Por isso, que é importante fazer as contas sempre que você estiver considerando uma oferta ou promoção específica para descobrir o valor aproximado em dinheiro.
Ou seja, 100.000 pontos podem parecer muito, mas isso dependerá de qual tipo de pontos eles são e qual a forma de contagens dele.
O que é milhas aéreas?
As milhas aéreas são específicas para cada companhia aérea.
Existem várias formas de você ganhar, as principais são: ser cliente de uma companhia aérea e estar participando do sistema de pontos ou usando seu cartão de crédito que tenha essa opção.
Listamos aqui alguns dos bancos e empresas que possuem cartões que dão milhas aéreas:
- BANCO DO BRASIL ALTUS VISA INFINITE;
- BRB DUX VISA INFINITE;
- BRADESCO AETERNUM VISA INFINITE;
- UNICRED VISA INFINITE;
- SICOOB MASTERCARD BLACK MERIT;
- SANTANDER UNLIMITED VISA INFINITE;
- CAIXA ELO DINERS CLUB.
IMPORTANTE: Sempre verifique com o banco as suas opções e benefícios durante a sua solicitação.
Como vimos, vários bancos oferecem essa milhagem. O número de milhas acumuladas em um voo ou no uso de um cartão depende de vários fatores, incluindo o tipo de assento que você reservou.
Além disso, conta também a distância voada, o custo da passagem e/ou o local que você gastou, no caso dos cartões.
Você também pode resgatar suas milhas e trocar por prêmios ou outros bônus nessa companhia aérea, e em seus parceiros. Geralmente, as milhas aéreas não são transferíveis diretamente de uma companhia aérea para outra.
Então, uma boa dica é você saber em quais companhias aéreas as suas milhas do cartão poderão ser utilizadas.
→ CONHEÇA AQUI OS MELHORES CARTÕES DE CRÉDITO PARA ACUMULAR MILHAS
O que devo saber antes de iniciar a jornada de pontos e milhas?
Conheça sua pontuação de crédito. Na maioria das vezes, os cartões de crédito de recompensas de viagem estão disponíveis apenas para aqueles com excelentes pontuações de crédito (690 ou mais).
Se sua pontuação de score estiver significativamente abaixo de 650, é importante tomar medidas para melhorá-la.
Pense em sua pontuação de crédito como uma pizza cortada em cinco partes:
- Utilização de crédito;
- Duração do histórico de crédito;
- Histórico de pagamento;
- Combinação de tipos de crédito;
- Aplicações recentes.
Prepare-se para pagar as contas no valor integral todo mês, isso poderá facilitar a sua aprovação neste tipo de benefício.
Além disso, você também precisa considerar se pode atender a esse requisito mínimo de gastos dentro do prazo especificado (pois as milhas têm prazo de validade).
DICA: Lembre-se, essa deveria ser uma maneira divertida de economizar dinheiro e viajar pelo mundo quase de graça – isso não deve colocá-lo em dívidas.
→ MITOS E VERDADES SOBRE O SCORE DE CRÉDITO BAIXO
- Tenha um cartão de créditos com acesso ao programa de milhagens
Para começar a ter milhagem, tenha um cartão de crédito que ganhe milhas aéreas, pontos de hotel ou pontos transferíveis.
Se este for seu primeiro cartão, um cartão de crédito de pontos transferível oferecerá mais flexibilidade para ganhar e resgatar pontos.
- Use o cartão de crédito certo para a categoria certa de gastos com bônus
Nem todos os cartões de crédito de viagem são iguais. Dependendo de qual cartão você possui, o cartão oferecerá pontos de bônus para gastos em uma categoria específica.
Por exemplo, caso você tenha um cartão que te ofereça milhas aéreas e outro que te ofereça um Cashback, talvez, dependendo da compra, seja melhor você usar um que te ofereça o Cashback.
Sempre conheça os benefícios dos seus cartões e os use da melhor forma.
- Reserve voos e estadias em hotéis usando o seu cartão
Sempre que reservar um voo ou reservar um hotel, certifique-se de que se registou no programa de fidelização da companhia aérea ou da cadeia hoteleira e introduza o seu número de fidelização na reserva.
Embora esta seja uma maneira muito simples de ganhar recompensas de viagem, muitas vezes é ignorada. Crie o hábito de não pular essa etapa.
- Jante em restaurantes e ganhe pontos ou milhas
Os programas de recompensas fornecem uma maneira excelente e fácil de obter alguns pontos de fidelidade.
Para pessoas que frequentam uma companhia aérea ou de hotel apenas jantando em um restaurante participante.
Bandeiras como a MasterCard possuem algumas vantagens, como descontos em algumas redes de restaurantes.
Com ele você terá descontos exclusivos e com o acesso ao programa de milhas, apenas para comer em restaurantes.
Então, toda vez que você visitar um restaurante participante e usar o cartão registrado, as milhas de passageiro frequente serão lançadas automaticamente em sua conta de jantar
Quais são as melhores maneira de usar o sistema de pontos e milhas
#1- Passagem aérea:
Cada companhia aérea que oferece um programa de fidelidade permite que os membros resgatem milhas de passageiros frequentes por assentos-prêmio. Além disso, algumas companhias aéreas são membros de alianças.
As companhias aéreas que fazem parte da mesma aliança incluem acordos entre si que permitem que os passageiros voem nos voos uns dos outros e ganhem/resgatem milhas entre si.
#2- Hotéis:
Os programas de recompensa de hotel são semelhantes aos das companhias aéreas, mas muito mais simples.
As bandeiras MasterCard e Visa são incríveis, ambas possuem uma ótima rede de pontuação o que te fará economizar bastante nas grandes redes de hotéis.
Além disso, são cartões válidos em todo o mundo, esses descontos são aplicáveis em centenas de países.
Ao contrário das companhias aéreas, que oferecem apenas algumas vagas no voo para o sistema de pontos, a maioria dos hotéis oferecem disponibilidade sempre que houver quartos disponíveis.
Isso facilita muito o uso desses pontos, principalmente ao reservar no último minuto.
→ MELHORES CARTÕES DE CRÉDITO PARA ACUMULAR PONTOS E MILHAS
#3- Aluguel de carros:
Ao contrário de companhias aéreas e hotéis, que seguem regras semelhantes na maioria das marcas e programas, as recompensas de aluguel de carros são mais complicadas.
Isso porque, cada programa tem suas próprias regras para ganhar e usar pontos.
Dito isso, a abordagem básica de recompensa se aplica: você ganhará pontos ou créditos usando uma única locadora de carros e poderá usar essas recompensas para reservar viagens futuras.
O maior truque, para um iniciante, é ficar com um programa de aluguéis consecutivos suficientes para usar as recompensas.
Exemplo: você só utilizar uma operadora de empréstimo e verifica se eles possuem sistema de fidelidade.
Armadilhas comuns
Se as recompensas de viagem fossem fáceis, todo mundo estaria fazendo isso.
Por isso, as empresas que administram esses programas querem atraí-lo com grandes bônus de boas-vindas e promoções chamativas.
No entanto, na maioria das vezes, tornam o trabalho de resgatar pontos e milhas confuso e complicado. Dessa forma, conheça as armadilhas comuns a serem evitadas como iniciante:
1- Não tente aprender tudo.
O que é uma classe de tarifa? Quais são as regras de escala da Gol? O mundo das recompensas de viagem está cheio de jargões, regulamentações e especialistas que sabem tudo.
Não tente aprender tudo antes de começar, ou você nunca começará. Atenha-se aos seus objetivos e aprenda o que você precisa para alcançá-los.
2- Não acumule seus pontos.
Economizar dinheiro é uma coisa boa, pois seu valor pode aumentar com o tempo.
No entanto, economizar pontos de viagem, por outro lado, geralmente é uma má jogada financeira, pois se desvaloriza com o tempo. Não ganhe apenas pontos: gaste-os!
3- Não gaste eles de forma errada.
Atente-se ao gastar os seus pontos, pois, geralmente, eles oferecem viagens para receber um melhor retorno para os seus pontos, mas na maioria das vezes, não é o destino ou a época que todos esperam.
Então, ao gastar os seus pontos, gaste apenas com viagens que esteja nos seus planos. Porque realizar algum viagem por pontos, não é uma das melhores opções.