Te ensinaremos o passo a passo para conseguir tirar sua carteira de trabalho de casa.

Desde 2019, passou a ser permitido o uso da carteira de trabalho apenas digital, sem precisar da física. E você pode solicitá-la: sem filas, sem burocracia e o melhor, do conforto da sua casa.

Como fazer a Carteira de Trabalho e Previdência Social pela internet

Com o avanço da internet e dos meios sociais, a burocracia está perdendo cada dia mais espaço.

Hoje, milhares de processos que só poderiam ser feitos num tribunal, num banco ou numa agência, podem ser feitos da sua casa.

Apenas com um acesso à internet e alguns cliques.

A carteira de trabalho se tornou um desses documentos que pode ser feito de forma online. Como todos sabemos, ela é indispensável para quem está buscando um emprego.

É nela que está registrado todos os dados do trabalhador, os contratos, férias, salários. Tudo!

E hoje, tudo isso pode ser substituído sem nenhum problema para o empregador ou para o empregado.

Atualmente, todos os dados do histórico funcional já se encontram online. Com isso, esse documento se tornou até mesmo obsoleto.

A carteira digital foi criada em 2017, mas foi apenas em 2019 que ela passou a ser válida legalmente para todos os efeitos. Assim como a original.

Essa mudança tornou ainda mais prática e simples a relação entre empresa e funcionário. Pois todos nós ou conhecemos alguém que perdeu a carteira, foi roubada ou não sabe aonde colocou.

Com a carteira digital esses problemas não existem mais.

Se você deseja solicitar ela de forma online e sem precisar da burocracia e filas, continue lendo que explicaremos o passo a passo.

O que é preciso para solicitá-la?

Apesar de ser governamental, quase não há burocracias para a solicitação. Para obtê-la online é necessário apenas os seus dados padrões.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência Social do Trabalho, cada cidadão inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) tem acesso a uma carteira técnica de trabalho com número único e intransferível.

Ou seja, para ver os seus dados, você precisará apenas entrar no site, pois todas as informações do documento físico serão identificadas automaticamente na versão digital do documento.

Não se preocupe se houver erros em alguma das informações disponíveis. O sistema atualiza continuamente as informações mais antigas e as corrige automaticamente.

Porém, se for um dado mais novo, principalmente de 2019 para cá. Peça para o seu antigo empregador realizar os cadastros da informação online.

Caso você esteja contratado e deseje saber se todos os seus dados estão corretos, você também poderá acessar essas informações online.

Nesse caso, as únicas informações disponíveis para que você acesse serão os dados pessoais que comprovem sua identidade, como nome, data de nascimento, nomes da mãe e do pai, CPF e nacionalidade.

Como tirá-la pelo celular?

Primeiramente, você precisa fazer o cadastro no site sso.acesso.gov.br.

Para acessá-lo, você deve fornecer: CPF, nome, estado, data de nascimento e nome da mãe. E responder um pequeno questionário sobre sua carreira profissional.

Após isso, você deverá criar uma senha, e com isso, ativará a sua conta.

Após isso, é só baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital disponível na sua loja de aplicativos de forma gratuita. E pronto!

Coloque o seu CPF e a senha cadastrada e sua carteira digital já está disponível no app.

Rápido, fácil e prático, né? Muito melhor que enfrentar filas para solicitá-la ou para pedir a tão temida segunda via.

Porém, se você ainda possui a carteira de trabalho de papel, lembre-se de guardá-la. Ela ainda é útil para mostrar as horas e locais trabalhados.

Mas, todas as realizações contratuais de serviços agora, serão feitas de forma online.

Dessa forma, você ainda sim poderá acompanhar de forma detalhada as anotações que ocorrem na sua carteira, porém, agora de forma digital e sem o risco de perdê-la.

Essa nova versão digital te dará ainda mais segurança. Pois todas as informações estão sempre atualizadas.

Você poderá acompanhar os dados sem nenhum tipo de burocracia, filas ou problemas de o patrão ficar segurando a sua carteira na empresa, como é bastante comum hoje em dia.

Nesse caso, basta acessar sua carteira digital pela internet e começar desde já a aproveitar os benefícios!

Conclusão

Como vimos, por mais que órgãos estatais tenham enormes burocracias, algumas vezes eles facilitam e muito a nossa vida. A criação da Carteira Online resolverá dezenas de problemas.

Por ela ser gratuita e fácil de ser feita, não há porque não fazermos. O processo todo leva menos de 10 minutos e com isso você economizará tempo e evitará muita dor de cabeça no futuro.

Sem dúvidas esse movimento de mudança dos documentos físicos para o digital ocorrerá com muito mais frequência. Um bom exemplo disso é a carteira de habilitação que hoje também é online.

Não existem motivos para não embarcarmos nessa mudança e assim avançar ainda mais para um mundo mais prático e com as coisas todas na palma da mão. Desde os bancos até os documentos.